Perda de Vapor pelo By Pass

Purgadores com “by pass” (ou desvio) O uso habitual de um desvio (by pass) utilizado a um purgador pode ser a causa de uma perda de vapor. É muito frequente você ouvir que um by-pass ajuda o purgador ou que o purgador trabalha melhor desta maneira.

Algumas vezes isso é verdade, porque o purgador usado é do tipo errado ou mal dimensionado ou ainda, mal instalado. Mas, se o equipamento for corretamente instalado não existe necessidade de se usar o desvio.

Como medida de emergência, o by pass (desvio em um purgador), é um recurso de operação, mas logo que resolva o problema, fechar o by pass, para que a saída do condensado seja somente pelo purgador.


Mesmo que se tenha alguém especialmente só para cuidar dos by passes, e supondo-se que ele faça um trabalho muito bom, o vapor escapará todas as vezes que qualquer dos by passes for aberto. O que acontece é que normalmente, após algum tempo, ninguém mais se importa com os by passes, e freqüentemente, torna-se prática comum deixá-los abertos permanentemente. A perda de vapor em tais casos é enorme.

O uso habitual de desvio (by passes) nos purgadores, pode agravar o problema do pico de carga. É lógico que eles deverão ser abertos durante os períodos de partida para ajudar a saída do condensado mais rápido, que se encontra dentro do equipamento.

O fato de que alguns tipos de purgadores são sujeitos a prender o ar, ou melhor, não descarregarem o ar que lhes chega, é uma das razões de instalação de by passes. Também os by passes são instalados para que se possa fazer manutenção nos filtros e purgadores sem parar a produção.

Outras razões de se instalar by passes é quando se necessita liberar o vapor preso nos purgadores, ou ainda para ajudar os purgadores que tem pouca capacidade de descargas de condensado nos períodos de pico (nos períodos de partida, por exemplo).
Se um purgador necessita de ajuda devido a ar preso, a solução não é um by-pass, mas sim um purgador do tipo correto para descarregar o ar preso. Se o purgador necessita ajuda devido a vapor preso, a solução deve ser uma das duas seguintes:

reinstale o purgador no lugar correto;
se, apesar disso o problema continuar, substitua o purgador por um do tipo que libere o vapor automaticamente, tão logo que ele chegue.
Se o purgador necessita ajuda devido a pesada carga de condensado, durante a partida, a solução, deveria ser, substituição por um que tivesse uma capacidade de descarga adequada.

O BY PASS só deve ser aberto quando for extremamente necessário o menor tempo possível  e com o mínimo de abertura da válvula p/evitar perda de vapor